Cosmos | Por Carl Sagan

O Japão colocou a sonda lunar SELENE em órbita


A sonda japonesa SELENE (KAGUYA) entrou em órbita lunar tornando-se assim o primeiro satélite japonês a ser colocado em órbita lunar. A SELENE orbita agora a 100 Km do solo lunar e lançou os dois minisatélites que transportava para outras órbitas lunares mais elevadas. Esta pequena constelação de satélites vai estudar a origem e a evolução da Lua e estará funcional durante pelo menos um ano.

Esta é a segunda missão lunar japonesa, depois da Muses-A que em 1990 lançou um satélite duplo (Hagorono e Hiten) em torno da Lua, num teste bem sucedido a uma tecnologia que o Japão ainda não dominava. Mais tarde, a JAXA (Agência Espacial Japonesa) previa lançar um projecto muito ambicioso, de nome LUNAR-A, a lançar em 2004, mas este seria cancelado por falta de orçamento. Agora, o Japão regressa à Lua, ainda que com um atraso de quatro anos e antecipa-se à sonda chinesa Chang’e 1 que será lançada até final deste ano.

Acredito sinceramente que o último destino do Homem é o Espaço… Mais cedo ou mais tarde, faremos alguma coisa com o nosso único habitat comum que o destrua ou que o torne inabitável, seja isso o Aquecimento Global, um conflito nuclear, ou que o céu caia asterixianamente sobre as nossas cabeças, de uma forma ou de outra, a espécie humana terá que sair desta esfera se quiser mesmo manter alguma espécie de continuidade a longo prazo. E aqui, só há uma saída: o Espaço Sideral. Neste contexto, a Lua terá que ser o primeiro passo numa colonização que deverá depois estender-se a outros locais do Sistema Solar, nomeadamente até Marte. A Lua está muito próxima, é relativamente bem conhecida e parece conter a água suficiente para albergar várias instalações permanentes. Esperemos que o planos da NASA para um regresso à Lua e que a competição com a China promovam esta colonização. Algo que acredito ainda iremos falar no decorrer das nossas vidas…

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas