Cosmos | Por Carl Sagan

NASA E GOOGLE FAZEM ACORDO PARA POPULARIZAR DADOS DA AGÊNCIA

Com parceria, pretende-se resolver problemas técnicos.
Google Earth irá incorporar dados da agência espacial.


Do G1, em São Paulo

O Centro de Pesquisa Ames da Nasa e o Google anunciaram formalmente nesta segunda-feira (18) uma parceria para trabalhar conjuntamente com uma variedade de problemas técnicos, desde manipulação de dados em larga escala até interfaces entre seres humanos e computadores. "Esse acordo permitirá em breve que os usuários experimentem um vôo virtual sobre a superfície da Lua ou os cânions de Marte", disse o administrador de Nasa, Michael Griffin.

A primeira da série de colaborações tem como foco deixar as informações da Nasa mais acessíveis aos usuários na internet. Entre os projetos futuros estão o acesso de usuários a visualização em tempo real da previsão do tempo, mapas tridimensionais em alta resolução da Lua e de Marte, e acompanhamento em tempo real da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e de missões de ônibus espaciais.

Entre outros projetos que devem ser desenvolvidos em conjunto está a incorporação de dados da agência espacial ao Google Earth. Além disso, novos produtos, pesquisas conjuntas, facilidades e missões estão sendo discutidos e podem ocorrer no futuro.

"Apesar da grande quantidade de informação que temos ter sido recolhida para o benefício de todos, e de boa parte dela estar sob domínio público, a maior parte ainda é bastante difícil e inacessível para o usuário comum compreender", disse Chris C. Kemp, diretor de desenvolvimento de negócios estratégicos da Ames.

"A combinação inovativa de informação tecnológica e espaço científico vai tornar as informações da Nasa acessíveis a qualquer um", afirmou Griffin.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas