Cosmos | Por Carl Sagan

ASTRÔNOMOS REGISTRAM LUZ DOS PRIMEIROS OBJETOS DO UNIVERSO

Ainda não se sabe se os corpos são estrelas ou buracos negros.
Objetos são monstruosos e têm mais de 13 bilhões de anos.


Do G1, em São Paulo


Os primeiros objetos a serem formados no Universo logo após o Big Bang -- “logo após” mesmo, há mais de 13 bilhões de anos -- foram detectados pelo Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa. Para confirmar que a imagem era mesmo dos primogênitos do cosmos, o Spitzer foi forçado ao seu limite, segundo os astrônomos da agência espacial americana.

Ainda não se sabe exatamente o que são os monstruosos objetos detectados pelo Spitzer. Ou são as primeiras estrelas do Universo, com massas mais de mil vezes maiores que a do nosso Sol, ou são gigantescos buracos negros, consumindo gases e expelindo uma enorme quantidade de energia.

“O que quer que esses objetos sejam, eles são incrivelmente brilhantes e muito diferentes de qualquer coisa que existe hoje”, afirmou o autor principal do trabalho, Alexander Kashlinksy, do Centro de Vôo Espacial Goddard, da Nasa.

Se os objetos forem estrelas, os astrônomos estão observando as primeiras galáxias, com massas um pouco menores do que a de um milhão de sóis. Nossa Via Láctea, que tem cerca de 100 bilhões de sóis, segundo os cientistas, provavelmente se formou pela união de “mini-galáxias” como essas.

As primeiras observações dos misteriosos astros foram divulgadas em 2005, no periódico científico britânico “Nature”, pela equipe de Kashlinsky. Agora, em dois novos estudos, o grupo reafirma seu achado com centenas de horas de observação do céu na revista “Astrophysical Journal Letters”.

Os astrônomos pegaram imagens de cinco regiões do céu e removeram toda a luz de todas as estrelas e galáxias mais próximas, deixando apenas as que vinham dos antigos objetos. “Imagine tentar ver fogos de artifício durante a noite de uma grande cidade. Se você conseguir desligar as luzes da cidade, você pode enxergar os fogos. Nós desligamos as luzes do Universo para ver os indícios dos primeiros fogos de artifício”.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas