Cosmos | Por Carl Sagan

ASTRONAUTAS DO DISCOVERY VENCEM PAINEL SOLAR "TEIMOSO"

Em uma última tentativa, a estrutura foi recolhida com sucesso.
Vitória arrancou aplausos dos engenheiros da Nasa, em Houston.


Do G1, em São Paulo

Os astronautas Robert Curbeam e Christer Fluglesang venceram a batalha contra um teimoso painel solar da Estação Espacial Internacional (ISS) que se recusava a se retrair nesta segunda-feira (18), na quarta e última caminhada espacial da tripulação do Discovery, em órbita desde 9 de dezembro. A vitória rendeu aplausos no controle da missão, em Houston.

O painel P6 começou a dar dores de cabeça para os astronautas na quarta-feira (13). Ele precisava ser retraído para que os painéis instalados pela última missão do ônibus espacial pudessem girar e acompanhar o Sol, ampliando o fornecimento de eletricidade da estação. No entanto, na hora do recolhimento, a estrutura começou a se dobrar de forma estranha, como uma sanfona mal fechada.

Para tentar vencer o imprevisto, na terceira caminha espacial, Curbeam e a astronauta Sunita Williams tiveram que improvisar uma solução nem um pouco tecnológica e literalmente se penduraram na base dos painéis, balançando a estrutura para tentar liberar os cabos-guia que controlam o recolhimento. Com isso, 65% da estrutura foi retraída. O trabalho só não foi completado, porque os astronautas precisaram voltar à nave já que seu oxigênio estava acabando.

Recolher os demais 35% era o objetivo de Curbeam e Fuglesang nesta última caminhada, não planejada inicialmente e que forçou a Nasa a adiar o retorno do ônibus espacial.

Com a saída, Curbeam se tornou um dos recordistas da Nasa como o primeiro astronauta a fazer quatro caminhadas espaciais em uma mesma missão. Fuglesang, o primeiro astronauta sueco, por sua vez, completou três caminhadas. Os dois começaram a trabalhar exatamente às 17h (horário de Brasília). A caminhada espacial foi concluída mais de seis horas depois, às 23h38.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas