Cosmos | Por Carl Sagan

AEB inicia seleção de propostas científicas

InfoRel

A Agência Espacial Brasileira (AEB), em cooperação com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto da Aeronáutica e Espaço (IAE), promove nesta semana, a seleção dos projetos científicos do 3º Anúncio de Oportunidades (AO).

Segundo a AEB, propostas de experimentos científicos tecnológicos e pesquisa, referentes ao Programas Microgravidade e Uniespaço, serão analisadas pela Comissão de Coordenação do AO. O processo de seleção será realizado em São José dos Campos (SP), no IAE.

Nesta segunda-feira, foram avaliadas as propostas científicas do Programa Microgravidade. Dos 28 projetos apresentados, 11 experimentos são destinados ao vôo sub-orbital do VSB-30, em julho de 2008, e 17 para o vôo orbital na Estação Espacial Internacional (ISS), em setembro de 2009.

De acordo com a gerente do Programa Microgravidade, Marta Humann, esse será o primeiro passo para avaliação das propostas. Primeiro, haverá uma análise científica. Só depois será realizada a seleção.

Ela informou que o objetivo é utilizar os experimentos brasileiros, na ISS, para um vôo orbital de dez dias. Para a missão com veículo de sondagem se espera um vôo suborbital de aproximadamente seis minutos.

Nos dias 3 e 4 de maio, será concretizada a seleção das propostas encaminhadas ao Programa Uniespaço. “No nosso caso, já houve um parecer dos especialistas, agora é apenas selecionar os projetos”, comenta a gerente do Programa Uniespaço, Loiva Lopes Calderan.

Ao todo são quatro áreas de interesses: Veículos espaciais (9 projetos), Materiais (11), Computador de Bordo para aplicação espacial (3) e Sensores e atuadores para sistema de controles de atitude de satélites (5). O programa Uniespaço abrange projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico, informou a Agência Espacial Brasileira.

As propostas são oriundas de institutos, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento de todo o Brasil. A previsão para a apresentação dos resultados da seleção é em junho desse ano.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas