Cosmos | Por Carl Sagan

'Desmancha-prazeres' do Natal se aproxima da Terra em forma de asteroide

Muitas pessoas podem não querer pensar muito em uma ressaca de comida depois da festa de Natal, mas um asteroide está sempre à espreita de ser o desmancha-prazeres de honra.


Sputnik

O 2000 CH59, um Objeto Próximo da Terra (NEO, sigla em inglês), tem um diâmetro de até 620 metros (muito maior que a Torre Eiffel ou o Empire State Building) e se aproximará da Terra em 26 de dezembro, às 7h54 na hora de Greenwich (3h54 em Brasília).

Um asteroide perto da Terra (imagem ilustrativa)
© Foto / Pixabay

Acredita-se que o corpo celeste esteja viajando a uma velocidade de 44.172 km/h, ou cerca de 18 vezes mais rápido que um caça F-16 voando a velocidade máxima.

No entanto, sua menor distância da Terra não vai superar os 7.291.400 quilômetros da Terra, segundo NASA, ou cerca de 19 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Sua trajetória atual indica que não deverá ser perigoso para a Terra durante pelo menos os próximos 100 anos.

Riscos dos asteroides

Apesar de tudo, o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês), Paul Chodas, avisa que os asteroides podem acabar por se cruzar com nosso planeta.

"Por isso é prudente continuar a segui-los durante décadas e estudar como suas órbitas podem estar evoluindo", diz.

O CNEOS atualmente rastreia 25.000 NEOs com diâmetros superiores a 140 metros, mas Chodas estima que tenhamos detectado apenas 35% do potencial número total de NEOs no espaço.

Coifa de Parede Fischer 90cm 6 Bocas - 3 Velocidades Infinity

Coifa de Parede Fischer 90cm 6 Bocas - 3 Velocidades Infinity

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas