CLBI atua no rastreio da Operação Ariane V187
FAB
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, unidade sediada em Natal/RN, iniciou suas atividades de 2009 com o rastreio do foguete Ariane V187, que foi lançado da Guiana Francesa, com satélites geoestacionários.
O CLBI atuou durante aproximadamente sete minutos, na parte que lhe coube dos 47 minutos de lançamento.
Devido à curvatura da Terra, é necessário que o foguete seja rastreado por diferentes bases pelo mundo. O foguete atravessou o continente sul americano, o oceano Atlântico e o continente africano, terminando sua missão ao colocar em órbita satélites geoestacionários.
A estação em terras brasileiras é gerenciada pelo CLBI, que há 32 anos assegura o rastreio do foguete Ariane, com seus registros precisos tornando permanente a presença do Brasil neste seleto clube do domínio espacial.
Satélites passageiros do V187 - HOTBIRD 10, é um satélite geoestacionário, dedicado aos serviços de telecomunicações, televisão de alta definição . Zona de cobertura é Europa, norte da África e Oriente Médio.
Outras informações:
Massa no lançamento : 4900 kg
Vida média:15 anos.
NSS-9, é um satélite geoestacionário, dedicado aos serviços de telecomunicações.
Zona de cobertura :Austrália, Indonésia, Filipinas Japão, China, Coréia e ilhas do Pacífico, Estados Unidos, Havaí e Polinésia.
Massa no lançamento : 2240 kg
Vida média:15 anos.
Comentários