Cosmos | Por Carl Sagan

NASA planeja drone para missões em Marte

Pequeno helicóptero pode triplicar distâncias percorridas pelos veículos em solo


O Globo

WASHINGTON — A Agência Espacial Americana (NASA) anunciou nesta quinta-feira que está trabalhando no desenvolvimento de um pequeno helicóptero para futuras missões em Marte. A ideia é acoplar os drones aos sucessores do Curiosity, veículo que explora o planeta vermelho desde 2012.


Mars Helicopter pesa 1 quilo e mede 1,1 metro de diâmetro - Divulgação

“A visão dos veículos é limitada às câmeras que carrega e as imagens da espaçonave orbitando o planeta são as únicas pistas para direcioná-lo. Para ter uma melhor ideia de onde ir e o que interessa estudar, seria útil ter um batedor aéreo”, diz a agência, em comunicado.

Batizado como Mars Helicopter, a aeronave tem o potencial de triplicar as distâncias diárias percorridas pelos veículos em solo e produzir novas informações para a melhor decisão de locais para explorar.

De acordo com o plano, o helicóptero vai fazer voos de reconhecimento diários, dando aos engenheiros na Terra subsídios para definir a rota a ser tomada. Outra função do drone será escolher os melhores locais para o veículo coletar amostras de solo e rochas.

Segundo o projeto, o Mars Helicopter vai pesar aproximadamente 1 quilo, com 1,1 metro de diâmetro. O design está passando por testes no Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia.



Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas