Cosmos | Por Carl Sagan

Rússia e Brasil unem esforços para resolver problema do lixo espacial

Estação em Minas Gerais faria parte de projeto internacional de monitoramento


Diário da Rússia

A Agência Espacial da Rússia (Roskosmos) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) propuseram um projeto conjunto ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), situado em Minas Gerais, para a instalação de uma estação capaz de identificar, catalogar e monitorar detritos espaciais. De acordo com o boletim de dezembro da AEB, a proposta faz parte do projeto internacional Sistema Eletro-Ótico Panorâmico de Detecção de Detritos Espaciais, que prevê a construção e operação de uma rede de instalações semelhantes na Rússia e em outros locais do planeta.

Nome da imagemA simulação feita pela Universidade de Braunschweig, na Alemanha, mostra como estará a situação do lixo espacial ao redor da Terra em um futuro próximo / Foto: AP

No Brasil, o local escolhido para a estação é o Observatório Pico dos Dias, localizado entre os municípios de Brazópolis e Piranguçu. A tarefa do LNA consistiria em, além de disponibilizar o espaço necessário para a instalação da estação, fornecer apoio logístico na fase da construção. Já a Roskosmos arcaria com os custos e contrataria empresas para realizar as obras.

A eventual instalação da estação de monitoramento seria realizada no marco do acordo bilateral entre o Brasil e a Rússia sobre a Cooperação na Pesquisa e nos Usos do Espaço Exterior para Fins Pacíficos, documento assinado em 1997.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas