Cosmos | Por Carl Sagan

Sonda da NASA entra em órbita do asteroide Bennu e estabelece novo recorde

A sonda espacial OSIRIS-REx da NASA entrou em órbita do asteroide Bennu. Sua missão é coletar rochas do corpo celeste.


Sputnik

O dispositivo, lançando em setembro de 2016, atingiu sua posição de trabalho a uma distância de 20 quilômetros do asteroide em 3 de dezembro do ano passado. 


Imagem do asteroide Bennu captada pela sonda OSIRIS-REx, 3 de dezembro de 2018
Asteróide Bennu © Foto: NASA's Goddard Space Flight Center/University of Arizona

Como parte do estudo inicial do asteroide, o dispositivo fez vários voos a uma distância de sete quilômetros de Bennu, adquirindo informações sobre a massa e o movimento do asteroide. Já na fase orbital, ele fará um trajeto em torno do asteroide por 50 horas e se aproximará do corpo celeste a uma distância de 1,4 km. Nos estágios subsequentes, o dispositivo obterá informações para determinar o lugar mais preciso onde a coleta de uma amostra pode ser efetuada para depois ser devolvida à Terra.

A operação para coletar partículas de solo do asteroide está prevista para meados de 2020. Segundo os desenvolvedores, a sonda transportará para a superfície de Bennu, o TAGSAM (mecanismo de aquisição de amostras Touch-and-Go), que possui um "braço" de três metros retrátil, com o propósito de sugar partículas de material da superfície do corpo espacial para dentro de uma cápsula especial. Os desenvolvedores esperam que, com a ajuda de gás comprimido, seja possível extrair pelo menos 60 gramas de rochas a serem remetidas para a Terra em 2023.

O corpo espacial de 500 metros de diâmetro, descoberto por cientistas do projeto LINEAR do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, chegará perto da Terra em 2182.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas