EUA acusam Rússia de criar laser espacial militar
Subsecretária de Estado para o Controle de Armas, Ilem Poblete, acusou a Rússia de criar lasers espaciais militares, informou o jornal Daily Mail.
Sputnik
Em agosto deste ano, Poblete declarou que os Estados Unidos estão preocupados com o comportamento "anormal" do chamado satélite-inspetor russo. "O comportamento dele não corresponde a algo visto antes […] Nós não sabemos ao certo o que é isso, e não temos forma de identificar isso", disse ela.
"Para os Estados Unidos, esses eventos são mais uma prova de que as ações militares russas não são consistentes com sua retórica diplomática", afirmou citada pelo o Daily Mail.
Ela também observou que os Estados Unidos gostariam que o espaço "permanecesse livre de conflitos", mas disse que os EUA estão trabalhando ativamente para criar suas próprias forças espaciais.
Em agosto de 2017 o Ministério da Defesa russo informou sobre o lançamento de um satélite-inspetor. Tais satélites dispõem de capacidades de manobra para se moverem em órbita, podendo observar e interagir com outros satélites.
Comentários