Cosmos | Por Carl Sagan

Buraco na nave Soyuz MS-09 foi provocado intencionalmente, diz agência russa

O buraco que causou no final de agosto a perda de hermeticidade da nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial Internacional (EEI) foi provocado intencionalmente, dado que uma investigação descartou uma falha na fabricação, afirmou nesta terça-feira Dimitry Rogozin, diretor-geral da Roscosmos, a agência espacial russa.


EFE

Moscou - Em entrevista ao "Canal 1" da Rússia, Rogozin explicou que uma comissão está atualmente trabalhando na investigação do incidente e que outra já concluiu suas atividades, por isso já é possível "descartar um defeito de fábrica".

O foguete Soyuz MS-09 em foto de junho de 2018. EFE/ SERGEI ILNITSKY
O foguete Soyuz MS-09 em foto de junho de 2018. EFE/ SERGEI ILNITSKY

"A única teoria que sobra é que foi um impacto intencional", provocado "em terra ou no espaço", indicou o chefe da agência espacial russa.

"A segunda comissão que continua trabalhando na investigação determinará a causa. Sejamos pacientes", acrescentou Rogozin.

Por sua vez, o diretor-executivo da Roscosmos, Sergei Krikalev, disse que a possibilidade de um impacto intencional ou não intencional no casco da nave está sendo avaliada, segundo a agência "Interfax".

"Todas as possibilidades estão sendo estudadas, inclusive de um acidente e má intenção. Não queremos acreditar que foi má vontade, mas também estamos considerando um cenário no qual (o buraco) foi provocado a bordo", indicou Krikalev.

A avaria, já reparada, foi detectada no espaço habitacional da Soyuz e não na cápsula principal, por isso não afetará seu retorno à Terra.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas