Cosmos | Por Carl Sagan

Nave Cassini flagra estranho formato de lua de Saturno

Satélite Pan tem formato comparado a um ravioli ou a um disco voador, enquanto a lua Daphnis provoca ondas nos anéis do gigantesco planeta; notícias servem de alerta contra mistificadores


Revista UFO

Nossos emissários robóticos aos outros mundos do Sistema Solar revelaram, dos anos 60 para cá, maravilhas até então inimagináveis. De imensos cânions em Marte esculpidos pela água, primeira prova de que o planeta vizinho pode ter abrigado vida (e muitos cientistas apontam que esta ainda pode existir por lá) passando por vulcões na lua jupiteriana Io e um oceano sob a capa de gelo de Europa, tornando este o mais forte candidato a abrigar vida alienígena em nossas proximidades. Os gêiseres de Enceladus, lua de Saturno que possui um oceano interno de água líquida onde pode existir vida, e o ciclo do metano em Titã, semelhante ao da água na Terra com chuvas, lagos e rios, também foram revelados por nossas naves não tripuladas.

Infelizmente, alguns irresponsáveis criam sites e canais de vídeos onde aproveitam essas informações, que revolucionaram nosso conhecimento sobre o Sistema Solar, o Universo e sobre nossa própria origem, corrompendo-o com afirmações absurdas e descabidas. Entre eles se encontram Tyler Glockner, do canal Secureteam10, e Scott C. Waring, do site Ufosightingsdaily. Glockner é velho conhecido dos leitores da Revista UFO, e entre suas fraudes encontram-se a invasão alienígena da Turquia em dezembro de 2016, e a "cidade alienígena" na cratera Occator em Ceres. Neste último caso, mesmo depois da nave Dawn da NASA confirmar que as regiões brilhantes dentro da formação eram depósitos de sais misturados com gelo, o farsante não se retratou. Já Waring cometeu o absurdo de chamar uma nuvem protoplanetária na Nebulosa de Orion de "gigantesco UFO", em uma monstruosa demonstração de ignorância, ou muito provavelmente má fé.

Por incrível que pareça, em abril de 2013 publicamos uma matéria sobre a lua Prometheus de Saturno, alertando para seu incomum formato, sob alguns ângulos similar a um disco voador, e mostrando como captura partículas dos anéis de Saturno. Alertamos ainda para a possibilidade de mistificadores publicarem a notícia, afirmando que uma "nave alienígena roubava material do anel de Saturno". 

A lua Pan por vezes se assemelha a um disco voador
A lua Pan por vezes se assemelha a um disco voador | NASA

Pois foi exatamente o que o farsante Waring publicou em junho de 2016, conforme mostramos nos links abaixo. Esses mistificadores zombam da busca do conhecimento que, em tempo tão curto se pensarmos em termos de Universo, nos levou das cavernas à beira do Sistema Solar e além, espalhando suas mentiras que infelizmente são repetidas por crédulos e ingênuos. Este texto se destina a novamente alertar quanto ao mau uso de informações científicas, e o primeiro destaque é para a lua Pan de Saturno, cujo formato já foi comparado ao de um ravioli por alguns, e a um disco voador em outras ocasiões.

LUA PROVOCA ONDAS NOS ANÉIS DE SATURNO

A nave Cassini fez a bela imagem de Pan em 07 de março, a uma distância de 24.572 km da lua, que possui somente 35 quilômetros de extensão. As imagens da Cassini ajudarão os cientistas da NASA a caracterizar o formato e a geologia de Pan. Outra lua ainda mais surpreendente teve suas imagens divulgadas em 14 de fevereiro último, sendo a principal imagem que ilustra este texto. Daphnis tem somente 8 quilômetros de extensão e orbita Saturno na Falha Keeler, um espaço entre os anéis do planeta. 

A diminuta lua Daphnis provoca ondas em um setor dos anéis de Saturno | NASA

Mesmo diminuta, a lua esculpe ondas no anel A, produzindo cristas nas quais os cientistas conseguem examinar o comportamento de suas partículas constituintes. Até mesmo uma trilha de partículas arrancadas pela gravidade de Daphnis é visível na imagem. Infelizmente, sempre existe a possibilidade de algum irresponsável como os mencionados espalhar falsas notícias, como "discos voadores interferem nos anéis de Saturno" ou algo assim, e vale o alerta para se manter atualizado quanto a notícias de astronomia e astronáutica. A Cassini entra na fase final de sua missão em abril, quando iniciará um ciclo de 22 órbitas entre Saturno e seu anel mais interno. A missão terminará com seu mergulho suicida na atmosfera do planeta em 15 de setembro, para evitar qualquer risco de contaminação de Titã ou Enceladus.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas