Cosmos | Por Carl Sagan

Hoje é o 83° aniversário do primeiro cosmonauta da Terra – Yury Gagarin (video)

No ano de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin, de apenas 27 anos, se tornou o primeiro homem a viajar no espaço.


Sputnik

Gagarin nasceu no dia 9 de março de 1934, na aldeia de Klushino, que depois passou a ser chamada de Gagarin, no distrito de Smolensk, na parte ocidental da Rússia. Gagarin era o terceiro de uma família com quatro filhos, os seus dois irmãos mais velhos haviam sido deportados para um campo de concentração nazista.


Resultado de imagem para yuri gagarin
Yuri Gagarin

Ele se tornou o primeiro homem no espaço quando a nave espacial Vostok-1 com o cosmonauta a bordo foi lançada do centro espacial de Baikonur no dia 12 de abril de 1961 às 06h07 de manhã (horário local).

Antes do voo, um grupo de especialistas tinha escolhido Gagarin de entre todos os candidatos depois de uma série de testes psicológicos e físicos. Gagarin tinha uma personalidade de líder, manifestava determinação, vontade de alcançar objetivos e espírito de competição. Ao mesmo tempo, Gagarin era amigável, educado e de coração aberto. Tinha uma memória excelente e era muito inteligente. A sua altura baixa (tinha 157 centímetros de altura) contribuiu para a sua seleção, pois era uma vantagem devido ao espaço limitado (dois metros de largura) da cabine.




Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas