Cosmos | Por Carl Sagan

Nasa faz manobra para evitar colisão de sonda com lua de Marte

Agência espacial previu risco de choque com Fobos na próxima semana. Foguete foi acionado para mudar rumo da nave Maven.


Por G1


A sonda Maven, da Nasa, fez, com sucesso, uma manobra para desviar de uma colisão com Fobos, uma das duas luas marcianas. A nave está há dois anos circulando ao redor de Marte, estudando a atmosfera do planeta e sua interação com os ventos solares. 

Resultado de imagem para fobos
Fobos, uma das duas de Marte (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona) 

Na terça-feira (28) a sonda acionou seu foguete para aumentar a velocidade em 0,4 metros por segundo. Embora seja uma pequena correção, foi o suficiente para evitar que batesse contra o satélite natural.

A Maven tem uma órbita elíptica ao redor de Marte, e sua trajetória tem intersecção com a de Fobos e de outras sondas que circulam em torno do planeta vermelho. Com cerca de uma semana de antecedência, a Nasa percebeu que na segunda-feira (6) a Maven iria chegar a um determinado ponto de sua órbita com apenas 7 segundos de diferença de Fobos -- ou seja, havia uma grande chance de colidirem.

Essa foi a primeira manobra para evitar a colisão da Maven com Fobos. As órbitas dos dois são conhecidas bem o suficiente para que os técnicos da agência espacial americana possam calcular com antecedência um risco de choque, iniciando procedimento para evitar que ele ocorra.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas