Rússia cria zona piloto para defesa dos asteroides
O projeto de zona piloto, que visa defender as pessoas e centros econômicos das ameaças do espaço, pode aparecer na Rússia já até ao fim deste ano, informa o Ministério para Situações de Emergência da Rússia.
Voz da Rússia
Esta problemática tornou-se particularmente atual na Rússia e em todo o mundo depois da queda de um meteorito na região de Chelyabinsk, em fevereiro do ano passado. A onda provocada pela explosão partiu janelas em mais de 7 mil edifícios, os estilhaços de vidros feriram mais de 1.600 pessoas. O prejuízo econômico foi superior a 1,2 bilhões de rublos.
Segundo declarou à RIA Novosti Vladislav Bolov, chefe do centro anticalamidades do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, se o meteorito tivesse caído dentro da própria cidade de Chelyabinsk, poderia ter provocado uma autêntica catástrofe.
“O Ministério para Situações de Emergência, juntamente com a Academia das Ciências da Rússia, garantirá a criação, até 30 de novembro de 2014, de um projeto de zona piloto para a defesa da população e da infraestrutura social das ameaças espaciais”, lê-se em um relatório do ministério.
Comentários