Rússia irá gastar 6,4 milhões de rublos para desenvolver sistema de proteção contra asteroides
O Ministério das Situações de Emergência da Rússia encomendou o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de corpos celestes perigosos e planejamento para combater o perigo proveniente do espaço. O valor do contrato público é de 6,4 milhões de rublos.
Voz da Rússia
Esse problema passou a ser de particular relevância na Rússia e em todo o mundo após a queda do meteorito na região de Chelyabinsk, em fevereiro do ano passado. A onda de choque estilhaçou janelas em 7 milhares de edifícios, os fragmentos de vidro feriram mais de 1.600 pessoas. As perdas econômicas ultrapassaram 1,2 bilhões de rublos.
De acordo com requisitos técnicos publicados no portal de contratos públicos, o vencedor do contrato deverá desenvolver métodos, algoritmos e um modelo de demonstração da coleta automatizada de informações coordenadas e não coordenadas sobre os corpos celestes perigosos.
Também deve ser criado um software especial para estudar a evolução dos corpos celestes perigosos. Ele deve mostrar a mudança de órbita, avaliar a probabilidade de aproximações perigosas e quedas de asteroides na Terra.
Comentários