NASA e Boeing criarão foguete super-pesado para voar até Marte
A NASA e a empresa norte-americana Boeing assinaram um acordo sobre o desenvolvimento do foguete-portador super-pesado Space Launch System (SLS), capaz de transportar cargas e tripulações para além da órbita baixa da Terra. O custo do contrato é de $2,8 bilhões, afirma o portal RT.
Voz da Rússia
De acordo com os desenvolvedores, que trabalham no projeto há vários anos, a primeira versão do veículo de lançamento será de 100 metros de comprimento e poderá colocar em órbita cerca de 22 toneladas de carga. Seu lançamento está previsto para 2017.
A segunda versão melhorada do SLS será ainda maior, terá mais 20 metros, e sua capacidade será superior a 113 toneladas. O foguete poderá levar ao espaço a nave espacial tripulada MPCV, projetada com base na nave Orion. O primeiro voo está previsto para 2021.
Segundo o jornal Los Angeles Times, a Boeing espera que o SLS participe de missões relacionadas com o desenvolvimento da Lua e Marte. Enquanto isso, o projeto foi atacado pelos críticos, que chamam o SLS de um "míssil Frankenstein", que supostamente matará todos os programas espaciais da NASA e destruirá todos os seus esforços científicos e tecnológicos.
Comentários