Cosmos | Por Carl Sagan

Teerã diz ter lançado foguete capaz de pôr em órbita satélite


DA REDAÇÃO

Em comemoração ao aniversário do movimento islâmico que tomou o poder em 1979, o Irã inaugurou ontem um centro espacial e lançou um foguete, o Explorador-1, do mesmo modelo com o qual pretende em março do ano que vem colocar em órbita um satélite para experiências científicas.

A Associated Press nota que não foi dada nenhuma especificação sobre o lançador e se ele, a exemplo do que ocorrera em experiência idêntica de há quase um ano, não teve fôlego para atingir a altura necessária para colocar um satélite em órbita.

Andrew Brookes, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, disse à Reuters que, embora exista um rápido desenvolvimento tecnológico na área, não havia no experimento de ontem nada de notável com relação ao que já se conhecia.

Mesmo assim, analistas acreditam que Israel passe a se sentir mais vulnerável, na medida em que usam a mesma tecnologia foguetes para lançar satélites e mísseis que carregam explosivos.
Em Washington, porta-voz do governo qualificou o lançamento de "infeliz" e afirmou que ele deixa o Irã numa posição internacional cada vez mais isolada.

O "Financial Times" diz que o experimento procurou reforçar o presidente Mahmoud Ahmadinejad e seu grupo, hoje contestado por um bloco que une pragmáticos e reformistas e que é integrado por dois ex-presidentes, Mohammad Khatami e Akbar Rafsanjani.

Haverá eleições gerais no Irã em março, e, no ano que vem, a sucessão do próprio Ahmadinejad estará em jogo. Por isso, diz o "Financial Times", o centro espacial deve ser visto como as reservas de uma iniciativa eleitoral.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas