Cosmos | Por Carl Sagan

Lançamento de foguete é adiado

Ernesto Batista
Da equipe de O Imparcial

São Luís – Previsto para ocorrer amanhã, o lançamento do foguete VSB-30 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, teve que ser adiado. Os técnicos não conseguiram cumprir o calendário e concluir no dia marcado a integração da carga útil, onde estão acomodados os oito experimentos que irão ao espaço, aos motores do primeiro e segundo estágios na plataforma de lançamento. O trabalho deveria ter sido concluído no último sábado, mas houve um dia de atraso.

Ontem, os técnicos alemães e brasileiros envolvidos na missão conseguiram montar com sucesso a carga útil no foguete. Isso permitirá a realização hoje da primeira simulação da operação de lançamento. Os procedimentos que serão testados hoje incluem a elevação da plataforma do foguete para o ângulo de lançamento, medições meteorológicas, a checagem de radares e sistemas de comunicação. Amanhã haverá uma nova simulação.

Segundo a assessoria de comunicação do CLA, a coordenação da missão ainda chegou a cogitar a possibilidade de trabalhar no domingo para não atrasar o cronograma. Mas acabou optando por dar descanso às 900 pessoas envolvidas na operação e adiar por um dia o lançamento.

Clima

Só na quinta-feira as equipes envolvidas no lançamento ocuparão suas estações de trabalho para valer e a contagem regressiva será real. Cerca de uma hora antes do lançamento, os meteorologistas do CLA lançam um balão com instrumentos de medição. É o resultado desse procedimento que determinará se há condições para lançar um veículo espacial, como o VSB-30. Em 1999, numa das primeiras missões conjuntas com Agência Espacial Alemã (DLR-Moraba) em Alcântara, foram necessários 11 dias de tentativas antes do lançamento do foguete VS-30/Orion, com dois experimentos de universidades brasileiras a bordo.

Caso não haja condições para um lançamento seguro, uma nova tentativa será feita na sexta-feira.

Mas as previsões climáticas estão favoráveis. Nas duas última semanas, o serviço meteorológico do CLA tem feito medições para saber como está o tempo na região. Pelos dados coletados no trabalho de monitoração, os ventos estão dentro dos parâmetros de vôo do foguete brasileiro.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas