Cosmos | Por Carl Sagan

Nasa compra 'pacote de viagem' orbital russo

Acordo prevê vôo de 15 astronautas americanos à estação espacial entre 2009 e 2011. Agência espacial dos Estados Unidos pagará a "bagatela" de US$ 719 milhões.

Do G1, com EFE

As agências espaciais russa (Roscosmos) e americana (Nasa) assinaram um contrato para o transporte de cosmonautas e cargas à Estação Espacial Internacional (ISS) em naves da Rússia.

O contrato, no valor de US$ 719 milhões, prevê o transporte de ida e volta à ISS de 15 astronautas americanos entre 2009 e 2011, segundo um comunicado da Nasa divulgado em Moscou pela agência russa Interfax.

De acordo com o comunicado, seis astronautas americanos viajarão a bordo das naves russas Soyuz TMA à ISS em 2009, outros seis em 2010, e três em 2011. As naves russas também transportarão à ISS 5,6 toneladas de carga da Nasa.

Em um protocolo anexo ao contrato, a Nasa confirmou seu interesse em usar um módulo de carga russo, que atracará regularmente à ISS a partir de 2010, para transportar à estação orbital até 1,4 tonelada de carga.

Em um segundo protocolo, a agência americana reservou um assento nas naves Soyuz TMA para transportar um astronauta a mais em 2009, em caso de necessidade.

Segundo a Nasa, o contrato assinado com a Roscosmos permitirá cumprir o programa espacial americano, que prevê retirar definitivamente de operação seus ônibus espaciais até 2010.

Em substituição às naves, a Nasa desenvolve aparelhos de nova geração da série Orion (versões turbinadas da antiga Apollo, que permitirão o retorno tripulado à Lua). O primeiro vôo (ainda em órbita terrestre) está planejado para 2015.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas