Cosmos | Por Carl Sagan

Cientistas russos desenvolvem laboratório móvel para explorar recursos minerais na Lua e em Marte

Cientistas do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia desenvolveram um protótipo de laboratório para futuro veículo pesado geológico lunar.

Nikita Petrov | Russia Beyond


Cientistas do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia desenvolveram um protótipo de laboratório, que será incorporado a um futuro módulo lunar russo e terá por objetivo buscar metais preciosos na Lua e em Marte.

Lua | Vladímir Sergueev/Sputnik

O desenvolvimento do laboratório levou mais de três anos, segundo o chefe do departamento de planetologia nuclear do Instituto de Pesquisas Espaciais, Ígor Mitrofanov.

“Em primeiro lugar, o dispositivo fará parte de um rover lunar. Ele permitirá determinar a composição elementar da superfície em uma faixa de cerca de 30 centímetros de largura”, disse.

O dispositivo, que ainda não tem nome, poderá ler o espectro de energia das partículas que emitem radiação gama graças a um detector de raios gama integrado e poderá distinguir sinais falsos emitidos por um módulo lunar e separá-los dos sinais das rochas metálicas.

“Graças ao dispositivo, poderemos determinar a composição elementar com grande precisão”, disse Mitrofanov.

Segundo ele, a tecnologia permitirá encontrar metais de terras raras, como ouro, prata e platina, em profundidades entre várias dezenas de centímetros e um metro.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas