Cosmos | Por Carl Sagan

Exploração lunar avança: China coloca satélite no lado oculto da Lua

O satélite retransmissor chinês Queqiao, que deverá estabelecer no futuro a comunicação com uma sonda exploradora no lado oculto da Lua, foi colocado no chamado ponto de libração L2, segundo a Administração Espacial Nacional da China (CSNA).


Sputnik

O satélite, cujo nome se traduz do chinês como "ponte de maitaca", entrou às 3h06 GMT (0h06 no horário do Brasil) na chamada órbita de halo, próxima ao ponto Lagrange L2, a uns 65.000 quilômetros da Lua.

Imagem da Lua tirada pelo cosmonauta da agência federal espacial russa Roscosmos, Sergei Ryazansky, de bordo da Estação Espacial Internacional
Lua © Foto: Roskosmos/Sergei Ryazansky

"É o primeiro satélite de comunicação do mundo que funciona nessa órbita. Eles lançará os alicerces para que o Chang'e-4 se converta na primeira sonda de exploração a realizar uma aterrissagem suave no lado oculto da Lua [nos finais deste ano], assinalou o presidente da Academia de Tecnologia Espacial da China, Zhang Hongtai.

O Queqiao foi lançado em 21 de maio a partir da base espacial de Xichang, no sudoeste da China.

O programa chinês de exploração da Lua consiste de três etapas: voo ao redor da Lua, aterrissagem na Lua e retorno à Terra. A primeira etapa já terminou com sucesso.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas