Cosmos | Por Carl Sagan

Cientistas encontram fonte de vida em meteoritos caídos na Terra

Os pesquisadores do Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, EUA, encontraram em dois meteoritos água e compostos químicos complexos. Segundo os cientistas, o descobrimento indica que os corpos celestes que caem no nosso planeta podiam ter levado ao surgimento de vida na Terra.


Sputnik

Segundo o portal Phys.org, os cientistas estudaram a composição química dos cristais da halita dentro dos meteoritos que tinham caído na Terra em 1998. As imagens de raios X mostraram que dentro dos cristais há inclusões de solução saturada de sal e moléculas orgânicas. Inclusive aminoácidos, seus antecessores, hidrocarbonetos, e outros compostos que desempenham papeis biológicos importantes na Terra.


A queda de um meteorito (foto de arquivo)
Queda de meteorito © AFP 2018/ Ye Aung Thu

"Os cristais azuis de sal com dimensões de dois milímetros representam um depósito de compostos e elementos orgânicos que são necessários para o nascimento da vida", afirma um dos pesquisadores, acrescentando que tal combinação de elementos foi registrada em um corpo extraterrestre pela primeira vez.

Segundo os autores da pesquisa, as moléculas nos cristais dos meteoritos foram sintetizadas em condições ainda desconhecidas há cerca de 4,5 bilhões de anos. Supostamente, o planeta anão Ceres, que fica entre Marte e Júpiter, foi o local de nascimento da vida.

Como pressupõem os cientistas, seu descobrimento mostra que vida primitiva podia existir também em outros locais do Sistema Solar e também podia se deslocar entre planetas em pedaços de asteroides e planetoides.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas