Cosmos | Por Carl Sagan

Passeio virtual mostra como é o interior da Estação Espacial Internacional

Extra

RIO — Apenas astronautas que passaram por treinamentos intensos são selecionados para passar alguns dias ou meses na Estação Espacial Internacional, mas agora, um projeto do Google Street View permite que qualquer pessoa faça um passeio virtual na espaçonave, em órbita a cerca de 350 quilômetros de altitude.


Resultado de imagem para iss google street view
Imagem da Terra vista de dentro da ISS pelo Google Street View

A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS na sigla em inglês, começou a ser construída em 1998, mas a construção só foi concluída em 2011. Ela mede 108,5 metros de comprimento e 72,8 metros de largura, dimensões suficientes para ser observada a olho nu da Terra. Mas seu interior, por completo, só agora pode ser conhecido pelo público.

As imagens foram capturadas pelo astronauta francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia. Foi a primeira vez que o Google Street View capturou imagens fora da Terra, e a ausência de gravidade apresentou um desafio a mais para a equipe. Foi preciso criar um novo método para a captura de imagens usando câmeras DSLR e montagem das panorâmicas em 360 graus.

— Nos seis meses que passei na Estação Espacial Internacional, foi difícil encontrar palavras ou tirar uma foto que transmitisse com precisão o sentimento de estar no espaço — disse Pesquet. — Ao trabalhar com o Google na minha última missão, capturei imagens do Street View para mostrar como é a ISS por dentro e compartilhar como é olhar para a Terra do espaço sideral.

Da cúpula de observação é possível ter uma noção de como os astronautas enxergam o nosso planeta. A estrutura tem seis janelas e está sempre direcionada para a Terra. Pelo Google Street View é possível notar que o local parece servir como base fotográfica dos astronautas, com várias lentes e câmeras espalhadas, mas também serve de ponto de observação para atividades com o braço robótico, aproximação das espaçonaves de reabastecimento e transporte e caminhadas espaciais.

— Há 16 anos, os astronautas trabalham e vivem na ISS, uma estrutura composta por 15 módulos conectados que flutuam a mais de 400 km acima da Terra. A ISS funciona como base para a exploração espacial, possíveis futuras missões na Lua, em Marte e asteroides, e nos dá uma perspectiva única da própria Terra — disse Pesquet. — Podemos coletar dados sobre os oceanos, a atmosfera e a superfície terrestre. Podemos fazer experimentos e estudos que não seríamos capazes de fazer da Terra, como monitorar como o corpo humano reage à microgravidade, resolver os mistérios do sistema imunológico, estudar ciclones, para alertar populações e governos quando uma tempestade está se aproximando, ou monitorar o lixo marinho.

Pelas imagens é possível notar que a vida dos astronautas não é fácil. O interior da ISS parece uma bagunça, mas é por necessidade: tudo precisa ser fixado na parede para não flutuar. Desde pequenos objetos, como tubos de pasta de dente, a grandes equipamentos de pesquisa. Veja as imagens de algumas estruturas utilizadas pelos astronautas no dia a dia.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas