Ideia de criar povoado na Lua agrada a todo o mundo
O diretor da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) revela que a ideia de criar uma base na Lua tem atraído empresas de todo o mundo que já elaboram seus próprios projetos.
Sputnik
A ideia de criar um "povoado" na Lua, expressa pela Agência Espacial Europeia, tem encontrado apoio "por todo o mundo", segundo foi revelado após a reunião dos ministros responsáveis pelos programas espaciais de 22 países que fazem parte da ESA, além da Eslovênia e Canadá, sobre o financiamento de seus programas.
A Lua em frente ao templo de Poseidon, Grécia © AP Photo/ Petros Giannakouris
|
"Nós temos agora a lista de atores de todo o mundo que querem participar deste conceito de povoado lunar", anunciou na coletiva de imprensa o diretor da agência Johann-Dietrich Worner, relata o jornal britânico The Guardian. Não são apenas "ideias de empresas, mas seus projetos de ir à Lua", disse ele.
"Estamos unindo esforços", disse o chefe da ESA, observando que "até a NASA faz parte dela". No entanto, ele fez lembrar que, até agora, o povoado lunar não passa de um conceito que não faz parte de qualquer programa atual, embora já se tenham dado os primeiros passos para criar uma base lunar.
O que é o "povoado lunar"?
1. A ideia foi proposta pela ESA em abril deste ano;
2. Será composto por uma base para o desenvolvimento da ciência, negócios, mineração e até mesmo do turismo;
3. Vai abrir caminho para missões a Marte e mais além;
4. O termo "povoado" foi escolhido para expressar a natureza de um lugar onde "as pessoas com diferentes capacidades e oportunidades se reúnem e constroem uma comunidade", disse Worner citado pelo portal Space.
Comentários