Cosmos | Por Carl Sagan

Autorização para base em Alcantara deve sair em março

Gabriel Manzano Filho - O Estado de SP

Depois de duas audiências públicas bem-sucedidas, em Alcântara e São Luís (MA), e de um depoimento de duas horas no Senado, na quinta-feira, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral está otimista: acredita que sai ainda em março a autorização do Ibama para a construção do Sítio de Lançamentos de Alcântara - um passo decisivo para o Programa Espacial Brasileiro.

Como diretor do lado brasileiro do consórcio Alcantara Cyclone Space (ACS), dividido com a Ucrânia, Amaral marcou para 8 de abril, em São Paulo, um encontro com empresários para falar da construção da plataforma - um projeto que não sairá por menos de US$ 500 milhões.

A fase de pré-qualificação dos interessados, já concluída, selecionou nove empresas para participar da licitação. Antes da conversa com os empresários paulistas, porém, Amaral fará uma visita a Kiev, na Ucrânia, para definir os próximos passos em reunião do ACS.

A obra enfrentou, durante anos, a resistência de moradores e grupos quilombolas de Alcântara, que se diziam donos da área onde se pretendia erguer a plataforma. Um acordo foi feito, no início de 2009, e houve a transferência da instalação da base para um local próximo.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas