Cosmos | Por Carl Sagan

Nasa prova existência de água em Marte

Buraco cavado pela sonda Phoenix mostra pedaços de gelo em Marte



Da Redação

Cientistas da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciaram ontem ter provas definitivas de que existe água em Marte, depois de novos testes feitos com o gelo achado em junho pela sonda Phoenix Mars Lander. “Temos água”, afirmou William Boynton, cientista-chefe do equipamento chamado Analisador de Gás Térmico e Expandido presente na sonda espacial. “Já havíamos visto sinais de gelo em observações da sonda orbital Mars Odyssey e em pedaços cavados pela Phoenix no mês passado, mas esta é a primeira vez que a água marciana foi tocada e provada”, completou Boynton.

Em 25 de maio, a Phoenix pousou sobre uma placa de gelo coberta por terra em Marte. No mês seguinte, um braço acoplado à sonda cavou a terra e achou pedaços de gelo que derreteram depois de poucos dias. Na quarta-feira, o mesmo braço pegou uma amostra de solo e o entregou ao instrumento que identifica os vapores surgidos sob aquecimento. Esse equipamento comprovou que se trata de água com a mesma composição presente na Terra.

Técnicos da missão norte-americana haviam encontrado problemas para coletar as amostras de gelo e depositá-las no Analisador de Gás Térmico e Expandido. Os pedaços ficavam grudados na pá. A equipe decidiu, então, recolher amostras da superfície de Marte que continham um pouco de gelo misturado a terra e pedir que a Phoenix fizesse o reconhecimento. A sonda detectou moléculas de água.

A Nasa também anunciou a prorrogação da missão Phoenix em cinco semanas, já que sua tarefa deixou de ser apenas procurar água para também explorar condições para a existência de vida, mesmo que microbiana. A sonda deveria funcionar por apenas três meses. A extensão da missão vai acrescentar cerca de US$ 2 milhões a um orçamento de US$ 420 milhões.

Líquidos em Titã

Em outra grande revelação feita ontem pela Nasa, especialistas da agência confirmaram a existência de líquido em um dos lagos observados em Titã, a maior lua de Saturno. A descoberta, feita pela sonda Cassini — uma missão de europeus e norte-americanos que tem por objetivo o reconhecimento da estrutura de Saturno —, indica que esse lago “contém hidrocarbonetos líquidos”. Os cientistas da Nasa identificaram etano, componente presente em estado gasoso na Terra. “Isso faz de Titã o único corpo do nosso sistema, à exceção da Terra, onde foi detectado líquido na superfície”, informou a agência espacial.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas