Costa Rica coloca em órbita seu satélite
Meios de imprensa da Costa Rica destacam hoje a colocação em órbita do primeiro satélite costarriquenho e centro americano, cuja missão é estudar a fixação de carbono nas árvores da zona norte do país.
Prensa Latina
San José - Em sua versão digital, o diário A Nação precisa que às 04:00 hora local começou a transmissão da página oficial da JAXA (Agência Espacial Japonesa, por suas siglas em inglês), com videos explicativos sobre como funciona a órbita dos satélites pequenos e videos da lembrança de lançamentos anteriores.
Reprodução |
O presidente da Associação Centroamericana de Aeronáutica e do Espaço (ACAE), o costarriquenho Carlos Enrique Alvarado, afirmou que 'é algo muito emocionante porque é a culminação de um processo de anos de estudo e trabalho'.
O projeto Irazú foi desenhado e construído por especialistas da ACAE e do Laboratório de Sistemas Espaciais do Tecnológico da Costa Rica, bem como por estudantes do Instituto Nacional de Aprendizagem. A empresa Muk-Medical, da zona franca do Coyol de Alajuela, prestou sua quarta tentativa para armar o satélite.
Alvarado adiantou que esta manhã esperam ter a primeira comunicação com o dispositivo de pequenas proporções, um cubo de 10 centímetros e um kilogramo de peso, ao mesmo tempo que - assinalou - divulgarão o nome do satélite, selecionado a partir das propostas enviadas ao concurso aberto 'Poremos o nome escolhido'.
Sobre o trabalho do aparelho, o presidente da ACAE afirmou que durante seis meses estudará o comportamento da fixação de carbono nas árvores da zona norte, para o qual - explicou - na plantação pesquisada se colocaram 10 dendrômetros, instrumento para medir o crescimento das árvores e a captura de carbono.
'Toda a informação a obteremos em tempo real a cada vez que o satélite passe pela zona', apontou Alvarado e agregou que a informação será recebida no Instituto Tecnológico da Costa Rica, onde funcionará uma estação metereológica, que analisará o crescimento florestal em relação com as variáveis climáticas.
Fabricado na Costa Rica, o aparelho foi entregue em fevereiro passado à JAXA que se encarregou de transportar para o espaço junto com outros satélites e equipes para a Estação Espacial Internacional, desde onde foi posto em órbita às 04:30 hora local.
Comentários