Cosmos | Por Carl Sagan

Nasa envia tweet às sondas Voyager para celebrar 40º aniversário do projeto

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) celebrou nesta terça-feira o 40º aniversário do lançamento da segunda das sondas que formam o projeto Voyager com o envio de um tweet que deve chegar a ambas na quinta-feira.


EFE

"Oferecemos amizade através das estrelas. Vocês não estão sozinhos", foi a mensagem revelada na cerimônia de comemoração pelo ator William Shatner, conhecido por ter interpretado o comandante Kirk na saga "Star Trek".

Nave Voyager 1. Foto cedida pela Nasa em 2013. EFE/John. S. Howard/ Nasa
Nave Voyager 1. Foto cedida pela Nasa em 2013. EFE/John. S. Howard/ Nasa

O texto foi selecionado por meio de uma votação na qual participaram 30 mil pessoas que puderam escolher entre as dez mensagens finalistas selecionadas por um comitê da Nasa.

O projeto foi iniciado em 20 de agosto de 1977 com o lançamento da sonda Voyager 2 da base de Cabo Cañaveral. No entanto, só entrou em plena atividade 16 dias depois, após o lançamento da Voyager 1.

O principal objetivo da missão era explorar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, uma tarefa que deveria durar quatro anos.

No entanto, o sistema de propulsores alimentados por fontes de energia nuclear, além do fato de a maior parte dos mecanismos operacionais da sonda terem sido instalados de forma duplicada, permitiram que as sondas continuassem a viagem por 40 anos.

Durante a viagem, as sondas Voyager transmitiram regularmente informações sobre assuntos tão relevantes como os vulcões ativos de Júpiter, as luas de Netuno e as órbitas gravitatórias de numerosos planetas.

Em 2013, as sondas Voyager estabeleceram um marco ao se tornarem os primeiros objetos construídos pelo ser humano em abandonar o nosso sistema solar para entrar no espaço interestelar.

Atualmente, elas estão a 21 bilhões de quilômetros do Sol e espera-se que as sondas sigam sua viagem até 2025.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas