Nave russa Soyuz MS-01 se acopla com sucesso à ISS
Tripulação é formada por cosmonauta russo, astronauta americana e japonês.
Missão vai durar 4 meses e inclui a realização de 39 experimentos científicos.
EFE
A nave russa Soyuz MS-01, a primeira de sua geração, se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado (9), informou o Centro de Controle de Voos Espacial da Rússia.
Soyuz decolou do Casaquistão em direção à Estação Especial Internacional (Foto: Shamil Zhumatov/Reuters) |
O acoplamento foi feito às 7h06 (horário de Moscou, 1h06 do horário de Brasília, segundo o centro de controle.
A nave carrega o cosmonauta russo Anatoli Ivanishin, a astronauta americana Kathleen Rubins e o japonês Takuya Onishi, que chegaram à ISS após dois dias de voo.
Nesta viagem, os novos sistemas da Soyuz foram submetidos a vários testes.
A manobra de acoplamento foi executada por um novo sistema de navegação "Kurs", equipado com câmaras de televisão digital, que permitiram aos técnicos do centro de controle, em terra, ver o porto de engate.
As escotilhas serão abertas entre 9h50 e 10h20 (horário de Moscou, entre 3h50 e 4h20), depois que o acoplamento seja verificado e a pressão da Soyuz se iguale à da ISS, informou a Roscosmos, a agência espacial russa.
Os recém-chegados foram recebidos pelos russos Aleksei Ovchinin e Oleg Skripochka e pelo americano Jeffrey Williams, que estão na plataforma desde março.
A missão dos tripulantes da Soyuz MS-01 a bordo da ISS vai durar de quatro meses. Eles vão executar um programa de tarefas que inclui a manutenção da plataforma e a realização de 39 experimentos, em diversos campos científicos.
Comentários