Cosmos | Por Carl Sagan

Menina de 13 anos faz treinamento na Nasa e se prepara para ir a Marte

Nave espacial que será usada para levar astronautas até Marte está sendo testada. Alyssa acompanhou o início da nova era da exploração espacial.


Fantástico

Das origens do homem à conquista do universo. Coisa mais comum do mundo é perguntar a uma criança o que ela quer ser quando crescer, e ela responder: astronauta. Uma menininha americana está levando tudo isso muito a sério. Ela é candidata a ir para Marte, o Planeta Vermelho. Não é brincadeira não. Ela já está passando por treinamento na Nasa.



Começa uma nova era da exploração espacial. Orion parte para o Espaço. A nave que a Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana, vai usar para levar astronautas até Marte.

O primeiro teste, na sexta-feira, foi um sucesso. A nave deu duas voltas ao redor da Terra, chegou a 5,8 mil quilômetros de altitude. Mas esse teste foi ainda sem tripulantes. Só a partir de 2021 a Orion vai transportar astronautas, e a missão a Marte é planejada só para depois de 2030.

Mas para uma menina de 13 anos está aberto o caminho para realizar o sonho de ser a primeira pessoa a pisar no Planeta Vermelho.

Alyssa Carson mora em Baton Rouge, estado de Louisiana, sul dos Estados Unidos, com o pai, Bert. É uma adolescente normal, esfuziante, encantadora. Faz questão de mostrar que sabe tocar piano. Na escola, joga futebol com os colegas, e é craque, artilheira de um time que compete em todo o estado. Na aula de robótica, no 8º ano, lidera a equipe em uma olimpíada de ciências.

É uma escola especial: Alyssa foi alfabetizada em quatro línguas e fala fluentemente inglês, francês, espanhol e chinês. Mas o que destaca Alyssa é um sonho ousado: ir a Marte.

Bert deu força, e desde os 3 anos de idade a menina começou a se preparar. Alyssa foi a primeira criança a visitar todos os centros espaciais, acampamentos e academias da Nasa. Ela viaja o mundo dando palestras onde anuncia: ‘Eu sou a geração de Marte’.

Essa semana, Alyssa e o pai foram a Cabo Canaveral para ver o lançamento da Orion. O relógio dá a contagem regressiva do primeiro teste da nave que vai a Marte, mas para a menina Alyssa, a contagem que vale é outra. Para ela, faltam 19 anos até o dia da primeira viagem ao Planeta Vermelho.

O pai conta que ele e a filha já têm tudo planejado: “quando fizer 15 anos, Alyssa vai aprender a pilotar aviões. Depois, ela vai para universidades na Europa voltadas para o estudo do Espaço. Quer se tornar cientista especializada em biologia e sua missão será levar a vida a marte”, diz Bert Carson.

“Marte pode ser transformado em um planeta como a Terra, com oceanos, atmosfera, árvores, ar respirável. Um dia, a Terra vai morrer, mas nós podemos ir para outros planetas. Marte é o primeiro passo. Vamos deixar o Sistema Solar e colonizar a galáxia, para que a humanidade sobreviva”, afirma a estudante Alyssa Carson.

A brasileira Aline Mezzavilla é uma das professoras de Alyssa. “Ela já falava em ir para Marte desde pequena, ela sempre falava, sempre gostou muito. É muito gratificante ver como que ela é determinada e seguiu os sonhos dela. Ela é um exemplo”, afirma.

Tomás Scheffer, o colega brasileiro, concorda. “Ir para marte é algo histórico, algo que vai estar nos livros de história. Vai ser a primeira geração que vai realmente pôr o pé em Marte”, diz.

No Centro Espacial Kennedy, antes do lançamento da nave Orion, o astronauta Jack Fisher falou o que ele acha dos planos de Alyssa. “Conheço Alyssa e ela é uma garota fantástica. Ela tem essa paixão que está seguindo com muita determinação. Acho isso maravilhoso”.

A astronauta Cady Coleman diz que é muito importante que as crianças tenham um exemplo como Alyssa, alguém que realize seus sonhos. “Ir ao espaço é como virar Peter Pan, voar daqui para ali. É como mágica. E viver em outro planeta será um pioneirismo”, afirma.

Perguntado sobre como vai se sentir quando vir o foguete subindo, levando a filha para Marte “Vai ser triste para mim, mas vai ser um dia feliz porque ela estará finalmente realizando o projeto ao qual ela dedicou a vida”, diz o pai.

Por enquanto, Alyssa é praticamente uma criança com um sonho quase infantil. “Eu me vejo em Marte, correndo de um lado para o outro, me divertindo como nunca, finalmente no Planeta Vermelho”, conta.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas