Cosmonautas russos saem para espaço aberto
Os engenheiros de bordo da tripulação EEI 40 Oleg Artemiev e Alexander Skvortsov iniciaram sua primeira saída ao espaço aberto de acordo com o programa do segmento russo da Estação Espacial Internacional (EEI).
Voz da Rússia
Os russos irão trabalhar no espaço exterior durante seis horas.
Na superfície da EEI os cosmonautas deverão realizar uma série de tarefas. Eles irão, nomeadamente, efetuar a montagem do bloco externo da antena de matriz ativa faseada que permitirá estabelecer comunicações da EEI com Terra através de satélites-retransmissores da série Luch.
Além disso, os cosmonautas irão deslocar o bloco de aparelhos científicos do experimento Obstanovka (Situação) ao longo do varandim, verificar o estado de funcionamento das fechaduras no “posto de trabalho universal”, assim como recolher amostras para teste da presença de bactérias na superfície exterior de uma das vigias da estação, no âmbito do experimento Test.
“Todos os trabalhos serão realizados no módulo Zvezda (Estrela)”, informou o Centro Espacial.
Os restantes membros da tripulação da estação, o russo Maxim Suraev, os astronautas da NASA Steven Swanson e Gregory Wiseman e o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Alexander Gerst, irão garantir a segurança dos seus colegas a partir do interior da EEI.
O fim dos trabalhos no espaço aberto está planejado para as 00h16 do horário de Moscou, altura em que os cosmonautas irão se deslocar para dentro da estação e fechar as escotilhas.
Comentários