Cosmos | Por Carl Sagan

Morador registra vídeo de fenômeno no céu de São Sebastião, litoral de SP

Imagem foi registrada por uma câmera instalada na casa do morador.Vídeo com o registro tem mais de 200 mil visualizações.


Do G1 Vale do Paraíba e Região

Um morador de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, registrou a passagem de um objeto luminoso no céu da cidade neste mês. Segundo ele, que integra um grupo de monitoramento de corpos celestes, trata-se de um meteoro que provavelmente caiu no oceano após passar sobre a cidade no litoral. O vídeo com o registro foi postado na internet e tem mais de 200 mil visualizações (clique aqui e veja).

Morador registra vídeo de fenômeno no céu de São Sebastião, litoral de SP (Foto: Eduardo Santiago)Câmera está instalada no quintal da casa de
Eduardo no bairro Porto Grande em São Sebastião.
(Foto: Eduardo Santiago)


A imagem foi registrada na madrugada do último dia 12 de fevereiro por uma câmera instalada pelo funcionário público Eduardo Santiago, que tem a astronomia como um hobby, em sua casa no bairro Porto Grande. "Esse evento aconteceu durante a madrugada, por volta das 5h50, e talvez tenha sido pouco notado pelos moradores até por conta do horário, mas tem dado bastante repercussão, com vários relatos após ter sido postado na internet", afirmou ao G1.

O servidor público afirma que desde que instalou a câmera em sua casa no início do ano já registrou a passagem de vários corpos celestes. Ele integra um grupo - Bramon, sigla em inglês para Rede Brasileira de Observação de Meteoros - que monitora o céu em busca de registros como o feito por ele no dia 12. Segundo ele, a passagem do mesmo meteoro foi registrado por uma outra câmera do grupo em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo.

"Foram duas câmeras cobrindo a mesma área do céu e com isso conseguimos fazer cálculos de velocidade e altitude. Conseguimos estimar que o meteoro era rochoso, com massa de 28 Kg e o mesmo entrou em nossa atmosfera a uma velocidade de 15 Km/s", afirmou.

Observação

Criado em 2013, o grupo de observação opera com cinco câmeras espalhadas pelo país e depende de investimento dos integrantes, que tem a astronomia como hobby. A previsão do grupo é aumentar o número de câmeras para 15 até o fim do ano.

"O principal objetivo do grupo é preencher uma lacuna no ramo de pesquisas e futuramente fazer parceria com órgãos, observatórios e espalhar o monitoramento pelo país, que é algo muito importante", disse.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas