Centro de Lançamento de Alcântara realiza operação com foguete de treinamento
Poder Aéreo
O Centro de Lançamento de Alcântara realiza até o dia 30 de setembro, a Operação Fogtrein II – 2010, em continuidade ao programa de lançamentos de foguetes de treinamento previstos para este ano. A operação será composta por dois lançamentos: um Foguete de Treinamento Básico (FTB), no dia 20 de setembro (previsão), e um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), no próximo dia 28 (previsão).
O FTB é o primeiro veículo desenvolvido pelo Projeto FOGTREIN, do Comando da Aeronáutica (COMAER) em conjunto com a AVIBRAS, que tem como objetivo colocar no mercado mundial um foguete de baixo custo, utilizado para treinamento operacional. O foguete suborbital, em fase de certificação, atinge seu apogeu a 30.000 metros de altitude, com altíssimo nível de estabilidade de vôo e de transmissão de dados.
Como segunda etapa da operação, será lançado um FTI. Foguete intermediário da família FOGTREIN, o FTI realizou seu primeiro vôo no dia 3 de agosto deste ano, no CLA. Seu próximo vôo será realizado ainda nesta operação, para testar os aperfeiçoamentos realizados em sua estrutura aerodinâmica, a fim de que, após sua certificação, seja comercializado. Vários são os diferenciais deste engenho suborbital, pois é dotado de instrumentos de vôo de última geração, com total interatividade com o seu sistema de comando em terra. Com capacidade de transportar até 30kg de carga útil e de baixo custo operacional, o FTI dará oportunidade às universidades e centros de pesquisa de realizar experimentos com maior freqüência e precisão de dados.
Os lançamentos de FTB e FTI, ocorridos neste ano, têm como objetivo a manutenção do treinamento dos profissionais do Centro de Lançamento de Alcântara. Este tipo de exercício eleva o nível operacional do CLA e mantém constante o exercício de suas atividades-fim: preparação, lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais.
FONTE: FAB – CLA
Comentários