Cosmos | Por Carl Sagan

Foguete de treinamento deve ser lançado hoje, às 13h, do CLA

O lançamento faz parte da Operação Falcão I, que testa materiais e equipamentos.
 
O Estado do Maranhão

SÃO LUÍS - Está previsto para as 13h de hoje, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o lançamento e rastreio de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) de pequeno porte, desenvolvido pela empresa brasileira AviBras. A campanha faz parte da Operação Falcão I, iniciada dia 19, com testes de materiais e equipamentos.

A operação faz parte de um conjunto de treinamentos iniciados no CLA há cerca de dois anos para treinar e testar os sistemas operacionais de protótipos - envolvendo telemetria e monitoramento - e preparar o centro para lançamentos de grande porte.

O lançamento do FTB é o primeiro deste ano. A previsão é que sejam realizados, pelo menos, seis lançamentos ainda em 2010, entre eles, dois de médio porte e um foguete VSB-30 que faz parte do Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). Estão previstos também testes na Torre Móvel de Integração (TMI) – que está sendo reestruturada para lançamento de foguetes de grande porte, como o Veículo Lançador de Satélites (VLS), cuja primeira operação está programada para 2012.
 
Foguete

As condições favoráveis para o lançamento são de ventos de superfície igual ou menor que 10m/s e chuvas moderadas menor ou igual a 10mm/h. Nesse voo, o foguete não estará levando carga útil científica, apenas tecnológica, e instrumentos para acompanhamento das estações de telemedidas, preparando, assim, as equipes para os próximos lançamentos. As condições meteorológicas estão sendo monitoradas desde a seana passada e a "janela" para lançamento se estende até quinta-feira (29), caso as condições do tempo não estejam propicias para a realização da operação.

Com tecnologia 90% nacional, O FTB é um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05 metros de comprimento, pesando 67,8 kg/f incluindo 20,7 kg/f de carga útil. Seu motor propulsor é carregado com propelente sólido (combustível sólido), com uma fase de decolagem de 4 segundos, alcançando mais de 30 km de altura e caindo em alto-mar a mais de 16 km da costa. O sucesso desse lançamento significa o resultado do desenvolvimento de tecnologia aeroespacial brasileira, proporcionando ao Brasil capacitar os recursos humanos para alcançar sua independência tecnológica.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas