Cosmos | Por Carl Sagan

Nasa divulga sabotagem em missão; revista fala de embriaguez na agência

da France Presse, em Washington

Um computador que seria instalado no ônibus espacial americano Endeavour, com lançamento previsto para 7 de agosto, foi sabotado, informou a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, a Nasa, nesta quinta-feira (26).

"Um de nossos funcionários terceirizados notou que um computador para o ônibus parecia ter sido forçado e comunicou isto à Nasa há alguns dias', disse a porta-voz da agência espacial americana Katherine Trinidad.

"Trata-se de um dano intencional ao material". Uma investigação foi aberta pelo órgão.

O ônibus Endeavour está posicionado para lançamento no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida).

Embriaguez

Também nesta quinta-feira (26), um outro incidente relacionado com a Nasa chamou a atenção. A revista especializada "Aviation Week and Space Technology" publicou que, em pelo menos duas ocasiões, astronautas completamente bêbados realizaram missões.

A condição dos tripulantes colocava em risco as viagens, segundo o conteúdo publicado na revista, que usou um relatório da agência espacial americana como fonte.

Os astronautas foram autorizados a decolar mesmo após a advertência de colegas e médicos, segundo a publicação. O texto da revista não especifica em quais missões ocorreram os casos de embriaguez.

A investigação interna da Nasa, segundo a revista, mostrou um significativo consumo de álcool entre os astronautas, que incluiu o período das 12 horas prévias a um vôo, quando a norma proíbe qualquer consumo de álcool por parte dos membros de uma tripulação.

A Nasa não comentou o assunto, mas a revista anunciou que uma coletiva de imprensa com os resultados do estudo está prevista para a sexta-feira (27) à tarde.

Escândalos prévios

A agência espacial americana também está revendo seus testes psicológicos, tanto para os candidatos a astronauta, como para os que já são.

Uma investigação foi aberta sobre o comportamento e a saúde dos funcionários, depois que a astronauta Lisa Nowak foi presa e acusada de tentativa de assassinato, movida por ciúmes, em um caso de triângulo amoroso.

No início de fevereiro, a ex-astronauta do ônibus espacial Discovery viajou 1.500 km de carro, supostamente usando fraldas geriátricas para não fazer paradas, do Texas para a Flórida. O objetivo era agredir Colleen Shipman, piloto da Força Aérea americana.

Segundo Lisa, Colleen mantinha um relacionamento com o astronauta William Oefelein, por quem ela era apaixonada e já teria uma ligação amorosa.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas