Cosmos | Por Carl Sagan

Europeus e russos chegam com sucesso a Marte

Ao mesmo tempo, sonda científica TGO está na órbita marciana.

Até hoje, apenas americanos tinham conseguido pousar no planeta.


Do G1, em São Paulo

Europeus e russos conseguiram, no início da tarde desta quarta-feira (19), entrar na atmosfera de Marte, em uma operação para testar a capacidade do continente de aterrissar um módulo de maneira segura no planeta vermelho, 13 anos depois das desventuras do pequeno robô Beagle 2. 


 Ilustração mostra separação do módulo Schiparelli (centro) do TGO na órbita de Marte  (Foto: ESA/D. Ducros via AP)
Ilustração mostra separação do módulo Schiparelli (centro) do TGO na órbita de Marte (Foto: ESA/D. Ducros via AP)

Os cientistas ainda estão monitorando o progresso do módulo Schiaparelli e aguardando a confirmação de que o pouso ocorreu como previsto. De qualquer forma, a sonda TGO, que foi inserida simultaneamente na atmosfera do planeta, já orbita com sucesso.

Por volta das 16h30 desta quarta, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que os especialistas irão trabalhar durante toda a noite desta quarta e madrugada de quinta-feira para entender como foi a chegada do módulo. Novas informações serão dadas durante a manhã.

Até hoje, apenas os americanos conseguiram pousar em Marte equipamentos que funcionaram em seguida.

Sobre a missão


A sonda e o módulo de pouso Schiaparelli constituem o primeiro episódio da ExoMars, uma ambiciosa missão científica entre Rússia e Europa, dividida em duas etapas (2016 e 2020) e que pretende buscar indícios de vida atual e passada em Marte.

O TGO (Trace Gas Orbiter) orbita na atmosfera de Marte para detectar rastros de gases como o metano, que poderia indicar a presença de uma forma de vida atual no planeta.

"No momento tudo está bem para a sonda e para Schiaparelli, que atualmente hiberna para economizar energia", afirmou na terça-feira à noite à AFP o diretor do módulo de pouso, Thierry Blancquaert, que estava no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt (Alemanha).

O clima no planeta vermelho não é excelente. "Há tempestades de poeira. Mas nada dramático. Não atrapalha. Não é inquietante", disse.

Segunda tentativa


Esta é a segunda vez que a Europa tenta conquistar Marte. Em 2003, a sonda Mars Express lançou o pequeno módulo Beagle 2, de concepção britânica, mas o robô nunca deu sinais de vida. Os cientistas sabem desde que 2015 que ele pousou, mas estava danificado.

Depois de uma viagem de sete meses, TGO e Schiaparelli se separaram no domingo. O módulo, com massa de 577 kg ao partir, segue agora para Marte.

O módulo de pouso é uma cápsula de 2,40 metros de diâmetro que se parece um pouco a uma piscina inflável para bebês.



Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas