Cosmos | Por Carl Sagan

Nasa encomenda missão tripulada à empresa privada SpaceX

EFE

Washington - A Agência Espacial Americana, a Nasa, encarregou nesta sexta-feira sua primeira missão tripulada à Estação Espacial Internacional (ISS) à empresa privada SpaceX, que levará para o espaço um grupo de astronautas em 2017.


Nave Dragon, da SpaceX, agarrada pelo braço mecânico da Estação Internacional Espacial
Nave Dragon, da SpaceX, agarrada pelo braço mecânico da Estação Internacional Espacial

Uma cápsula Dragon da SpaceX, com capacidade para até sete pessoas, enviará pela primeira vez por encomenda da Nasa um grupo de astronautas e material à ISS em 2017, permanecerá ali durante sete meses e depois voltará à Terra.

A cápsula Dragon ainda está em fase de desenvolvimento, e o objetivo partilhado de SpaceX e Nasa é que se transforme em um sistema de transporte seguro, reutilizável e relativamente barato que a agência espacial possa contratar para suas missões.

Além de com a SpaceX, a Nasa mantém um acordo similar com o fabricante aeronáutico Boeing, ao qual também encarregou uma missão similar em maio e que está desenvolvendo a cápsula Starliner.

Atualmente, a Nasa não dispõe de veículos espaciais simples que lhe permitam levar em missões rotineiras os astronautas da Terra à ISS e se serve dos foguetes russos Soyuz, a um preço de US$ 80 milhões por cada astronauta.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas