Cosmos | Por Carl Sagan

Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia

Valor

O foguete brasileiro VSB-30 lançou com sucesso, ontem à noite, o experimento científico europeu Cryofenix, desenvolvido pela Agência Espacial Francesa (CNES) e pela empresa Air Liquide Advanced Technologies.

O lançamento do foguete aconteceu no domingo à noite da base de Esrange, na Suécia.




A pesquisa vai analisar o comportamento do hidrogênio líquido em condições de microgravidade no espaço. Os resultados do projeto vão auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento das futuras evoluções dos motores do foguete europeu Ariane com combustível líquido.

O vice-diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), responsável pelo desenvolvimento do VSB-30, coronel Augusto Luis de Castro Otero, informou que o foguete atingiu um apogeu de 265 quilômetros, conforme o previsto. A carga útil do foguete, o experimento Cryofenix, segundo ele, também foi recuperado com sucesso.

O VSB-30 é um veículo suborbital (não entra em órbita), com dois estágios movidos a propelente sólido e capacidade para transportar cargas científicas e tecnológicas de 400 quilos, até uma altura de 270 quilômetros.

Desde 2009, o foguete brasileiro já realizou 14 lançamentos bem sucedidos, sendo onze deles na Europa e os demais no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O VSB-30 foi concebido a partir de uma demanda do Centro Espacial Alemão (DLR), que precisava de um substituto para o foguete Skylark 7, no Programa Europeu de Microgravidade.

Cerca de 80% dos componentes do VSB-30 são produzidos pela indústria espacial brasileira. “O sucesso de mais um lançamento ratifica a confiança que os europeus têm no veículo e a disposição da Agência Espacial Europeia de continuar utilizando o foguete em suas missões científicas e tecnológicas”, disse o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial Brigadeiro Alvani Adão da Silva.

Na semana passada, outro foguete fabricado no Brasil, o VS-30/Orion, também lançou com sucesso o experimento atmosférico europeu ICI-4. O lançamento foi realizado da base de Andoya, na Noruega.

O experimento lançado pelo foguete foi desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de investigar os efeitos dos fenômenos da aurora boreal nos sistemas de navegação e comunicação por satélite que atuam sobre a região da América do Norte.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas